Acervo

Alphonse Mucha

Alphonse Maria Mucha, nasceu em 24 de julho de 1860, na cidade de Ivancice, na atual República Tcheca. Foi pintor, ilustrador e designer, considerado um dos maiores nomes da Art Nouveau (lê-se “nuvô”). Conhecido em português como “Arte Nova”, foi um movimento artístico europeu que teve seu início no final do século 19 e perdurou até meados do século 20. As principais características são os elementos orgânicos, como plantas, flores e folhagens, a originalidade marcada pelo uso de materiais não convencionais, como o vidro, ferro e cimento. A figura feminina é muito presente nas obras do movimento, que se opunha à industrialização intensa e guerras da época, construindo nas obras universos imaginários de grande beleza e apelo estético, onde as mulheres são protagonistas da harmonia. Arabescos e formas arredondadas conferem movimento, leveza e elegância às obras. Outros grandes nomes da art nouveau são o pintor austríaco Gustav Klimt (1862-1918) e o arquiteto espanhol Antoni Gaudí (1852-1926). Por outro lado, no mesmo período artistas como Edvard Munch (1863-1944) produziam obras com críticas diretas às violentas guerras, como no famoso quadro “O Grito”, de 1893. 

No acervo da Pinacoteca de Mauá, temos uma gravura reproduzida pelo Mucha Museum décadas após o falecimento do artista (14 de julho de 1939, Praga, Tcheca), e doada para o acervo municipal. 

Para conhecer mais:

Site do Mucha Museum (link em espanhol, até o momento deste publicação não há tradução para o português):

Warburg – Banco Comparativo de Imagens da UNICAMP: 

Site da Fundação Mucha (Mucha Foundation), onde é possível encontrar obras do artista para colorir (site com exibição somente em inglês):