Toshiharu Mitsunaga

Toshiharu Mitsunaga nasceu em 1922, na cidade de Kumamoto, no Japão, e residiu em Mauá desde 1951 até o seu falecimento em 2003. Artista autodidata, Mitsunaga retratou pontos conhecidos do município, sendo possível, através de suas obras, construir um panorama histórico das transformações urbanas da cidade de Mauá. Com o seu nítido domínio na tradicional técnica de pintura a óleo sobre tela, o artista apresenta um caráter documental típico da pintura de gênero, classificação da história da arte para pinturas que representam situações cotidianas. As obras em tela, apesar de serem a maioria, não ofuscam o brilhante desenvolvimento do artista na técnica de aquarela. 

A série de Paineiras representadas por Mitsunaga apresenta muitos períodos da consagrada árvore que dá nome à praça no centro da cidade, construindo memória coletiva junto a outros munícipes que facilmente reconhecem o local ao se depararem com o trabalho do artista. As pinturas de Mitsunaga são como um convite para conhecer Mauá através dos tempos.

“Toshiharu Mitsunaga pintou a cidade de Mauá e suas transformações urbanas em telas que lembram, hora uma cidade bucólica que não existe mais, hora uma cidade em franco desenvolvimento urbano e transformação permanente da paisagem” Cecília Camargo, Diretora da Pinacoteca de Mauá, para o blog Mauá Memória, em 2012.